Projeto sobre identidade
Problematização:
Os alunos da turma vem se questionando muito sobre suas diferenças, em específico por seu coleguinha com autismo. Perguntam bastante sobre suas atitudes e ouvi vários diálogos entre eles mesmos. Um diálogo em específico me chamou bastante atenção onde um aluno que está há mais tempo na escola explicava para um aluno novo que ele era um amiguinho especial e imediatamente o aluno novo respondeu “mas só ele é especial? Eu também sou especial!”
Pensando nisto vamos criar nosso próprio conto de fadas de forma que todos entendam que todas as histórias são especiais porém diferentes. A proposta de transformar a vida em um conto de fadas é que todos enxerguem sua história de forma mágica e compreendam que seu papel é fundamental na história de cada família, trabalhando assim sua identidade.
A proposta também irá explorar o local de origem da família, como em sala nossa temática fala sobre as fadas, criaremos asas e visitaremos o “reino” que deu origem a cada criança da sala, conhecendo sua cultura para que se possa valorizá-la e respeitá-la.
Objetivos:
- Reconhecer-se como um ser único e especial.
- Desenvolver o sentimento de empatia.
- Conhecer as diferentes histórias existentes para que se possa compreender as diferenças.
- Identificar sua pessoa e seu nome no grupo de convívio.
- Estabelecer atitudes de autocuidado a partir de seu autoconhecimento.
- Compreender a sua participação nos grupos de convívio, respeitando suas regras básicas e a diversidade que os compõe.
- Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome.
- Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe.
- Tempo estimado: 30 dias
Destinado para crianças pequenas (4 a 5 anos)
Competências:
Competências:
- Autoconhecimento e autocuidado
- Empatia e cooperação
- Repertório cultural
Materiais necessários:
- História e ilustrações criadas família-aluno com o tema meu próprio conto de fadas..
- Cadastrar pais na estante mágica
- Computador com acesso a internet para pesquisa de eventuais perguntas ou para auxílio da produção criativa dos pais em sua contação de história.
- Papel pardo, cartolina, Eva, sucata e TNT para produção de material em sala.
Desenvolvimento:
1ª etapa: Convidar os pais para uma reunião para explicar o projeto.
2ª etapa: Introduzindo o projeto na turma… roda da conversa
Ao perceber que cada um é especial faremos o baile dos princípes e das princesas onde os alunos deverão vir a caráter, tendo em vista que contos de fadas encontramos reis, rainhas, príncipes e princesas. Para que sintam-se de fato dentro de um conto de fadas.
3ª etapa: Enviar o material de criação para os pais completarem junto com os alunos e coletar as fotos, bem como fotografar e filmar o momento da realização da tarefa para mostrar ao colegas.
Um familiar deverá ir a escola contar a história em horário marcado com a professora.
4ª etapa: Após concluir as etapas anteriores as páginas serão digitalizadas e será feito a digitação dos textos e será enviado para estante mágica.
5ª etapa: Download do e-book e envio aos pais. (Compras da versão impressa são opcionais)
6ª etapa: Dia de autógrafos. Os alunos irão autografar o livro para os familiares.
7ª etapa: Após essas etapas vamos explorar as culturas presentes na vida de cada família através da atividade voando pelo Brasil. Os alunos conhecerão a bandeira do seu país, o estado e cidade que moram atualmente e através da confecção de um mapa dividido por regiões vamos explorar distâncias dos locais de onde vieram suas famílias, usaremos recursos como o globo terrestre e recursos digitais para analisar as diferentes características de clima, fauna, flora, alimentação e hábitos culturais de cada região para que possamos compreender melhor a diferença nos gostos, personalidade e características de cada aluno.
9ª etapa: Montaremos uma obra artística envolvendo pintura e desenho coletivo que representará um pouquinho de cada história.
10ª etapa: Faremos uma montagem de fotos utilizando o computador onde os alunos irão decidir quais fotos do decorrer do projeto que mais gostaram e quais momentos foram mais marcantes.
11ª etapa: Faremos uma exposição com o tema “Nosso próprio conto de fadas” onde os alunos irão apresentar suas obras e seus livros para as demais turmas, pais e comunidade escolar onde cada aluno poderá contar a sua história para os ali presentes e com isso apresentarão as características da sua região natal.
Conteúdos:
- Identidade
- Família
- Sentimentos
- Oralidade
- Leitura e escrita
- Geografia (cidades e estados)
Relatando minha experiência:
Este projeto foi bem marcante, pois pela primeira vez vi todos os pais de uma turma super engajados.
Como professores sempre fazemos projetos sabendo da possibilidade de não ter os recursos necessários, de não ter o apoio dos pais ou mesmo de não ter o apoio da equipe escolar. Porém este projeto contou com a ajuda de todos, afinal as crianças levaram muita empolgação para casa e foi devolvida com mais ânimo para a escola.
Conhecer os alunos, suas histórias e de onde vieram, nos permite conhecer suas dificuldades, suas limitações e nos aproxima dos pais. Sabemos o quão importante é a união de pais e professores no processo de ensino e aprendizagem, pois desta forma o aluno se sente valorizado.
Minha dica é que se arrisquem e façam projetos assim... Não tenham medo de não possuírem o apoio necessário. A animação e empolgação de vocês com os alunos fará toda diferença. Acreditem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário