domingo, 3 de março de 2019

Vida saudável começa na infância- Criando uma horta na escola

Justificativa;
Este projeto tem por finalidade explorar hábitos saudáveis de alimentação buscando formas de que os alimentos sejam de fácil acesso e que os educandos possam compreender a origem dos mesmos.
Seguindo estes aprendizados o projeto visa também ampliar para dentro dos lares um modo de vida mais saudável, envolvendo os pais dos alunos da escola para que compreendam e envolvam-se nos assuntos trabalhados e participem ativamente, vendo que os aprendizados do aluno não se limitarão ao espaço escolar, mas estará presente em seu cotidiano, tendo assim um aprendizado efetivo.
Dados do estudo de Antropometria e Estado Nutricional da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, apontam que o excesso de peso foi diagnosticado em cerca de um terço dos meninos e meninas, excedendo assim, em mais de oito vezes a freqüência de déficit de peso. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a pesquisa sobre aleitamento materno, realizada em 2008, apontou que 71,7% das crianças entre 9 e 12 meses já consomem salgadinhos e biscoitos e 11,6% refrigerantes. A coordenadora de Nutrição, Gisele Pavin, alerta a importância dos bons hábitos alimentares desde a infância. A educação alimentar deve começar ainda quando crianças, como forma de prevenção de doenças, pois a indisciplina pode resultar em obesidade e problemas de saúde no futuro. (GISELE PAVIN,, 2010)
Segundo algumas especialistas do Ministério da Saúde, as família deve ser orientada para não oferecer doces, sorvetes e refrigerantes para a criança pequena. “Os hábitos alimentares são formados nos primeiros anos de vida. Então, é importante que as crianças não recebam esses alimentos antes dos dois anos de idade. O consumo desses alimentos faz com que as crianças se desinteressem pelos alimentos saudáveis, como frutas e verduras e formem os hábitos não saudáveis que podem se perdurar na idade escolar e na adolescência.
A família tem que estar presente no tratamento. Se a alimentação não está boa, é reflexo da família. Por isso, tem que mudar a alimentação da família toda.
Desta forma escola e comunidade escolar caminharão juntos por uma vida mais saudável.


Objetivos;
*Compreender a origem dos alimentos.
*Valorizar hábitos saudáveis de alimentação
*Diferenciar frutas, legumes, verduras de alimentos industrializados (tanto na forma de produção, quanto no valor nutricional)
*Conhecer a pirâmide alimentar compreendendo sua importância e seus significados
*Conhecer diferentes tipos de solo observando o mais adequado para o plantio
*Reconhecer texturas durante o manuseio dos tipos de solo, tipos de semente, tipos de alimentos, explorando também cores e formas destes.
*Desenvolver capacidade analítica nos alunos, raciocínio lógico, coordenação motora e percepção sensorial;
*Desenvolver a linguagem oral ampliando seu vocabulário.
*Conhecer os malefícios de uma má alimentação.
*Explorar hábitos de higiene no preparo, manuseio e ingestão dos alimentos

Conteúdos Curriculares;
  • Meio ambiente e sustentabilidade
  • Alimentação saudável
  • Hábitos de higiene
  • Animais
  • Tipos de alimentos (origem vegetal, origem animal e industrializados)
  • Entrevista com a nutricionista da escola tendo como público alvo pais e alunos
  • Utilização de músicas, parlendas, histórias e dramatizações
  • Observação, manuseio e criação de obras de arte de elementos naturais diferentes como tipos de solo, tipos de semente,cascas de fruta e legumes etc.
  • Produção de alimentos através da criação de uma horta na escola
  • Montagem de uma composteira para criar o adubo utilizado na horta
  • Criação de um minhocário (compreendendo a importância do animal no processo de plantação) 
  • Montagem dos livros de receitas, livro de alimentos para o corpo (para que vejam onde cada alimento fortalece), livro de sementes, livro dos solos etc.
  • Montagem de um Herbário com material da escola ( árvores frutíferas, legumes…)
  • Aulas de culinária com os alimentos produzidos na horta da escola
  • Aula para pais e alunos sobre alimentos alternativos (culinária com cascas de fruta)
  • Culinária com os pais
  • Montagem de cardápios
  • Desafios saudáveis
  • Criação de obras tridimensionais (pirâmide alimentar, semáforo dos alimentos)
  • Aula para pais e alunos sobre armazenamento.
  • Piqueniques saudáveis
  • Culminância: mostra de trabalhos aberta ao público


Metodologia:
Iniciamos com o projeto no começo do ano letivo com a turma IICI (Faixa etária- 4 anos) contando então com o apoio da equipe diretiva e coordenação pedagógica da escola o projeto de alimentação saudável acabou por englobar todas as turmas da escola sendo que esta possui 6 turmas BI ( 0 a 1 ano e 3 meses) até IICII (5 anos).
Visando a aplicação de todas as atividades propostas, foi incluso aos planejamentos, a oficina de ciências, possuindo um período de 45 min na semana para visitação e cuidados da horta e aplicação das atividades do presente projeto como forma de reforçar os conteúdos e atividades propostas pelas professoras em sala de aula. A turma do BI, por serem menores, tem a oficina com tempo reduzido para 15 a 20 minutos de aula.
Inicialmente foi conversado bastante com os alunos a respeito da alimentação, hábitos alimentares e com isso produzimos vários cartazes e modelos tridimensionais de alguns conteúdos vistos como a pirâmide alimentar. Com os alunos do BI e BII ( faixa etária até 2 anos) para essa introdução os colocamos em bastante contato com os elementos terra, grama, sementes explorando muito as atividades sensoriais.
Ao introduzir o tema da origem dos alimentos, observamos imagens, filmes e começamos então a construir uma horta a fim de constatar a veracidade do que foi visto.
Para iniciar, começamos conhecendo os diferentes tipos de solo e recordando locais onde os encontramos. Por terem muito contato com a praia, os alunos rapidamente relacionaram que na areia não haviam plantas, fazendo então um momento de partilha de conhecimentos extremamente surpreendente. Finalizando essa partilha com os alunos da faixa etária entre 3 a 5 anos, fizemos quadros utilizando os solos que manuseamos. Nas turmas de até dois anos novamente fizemos exploração sensorial e finalizamos igualmente aos maiores, realizando quadros.
Nas aulas seguintes preparamos canteiros, colocamos a terra adubada já comprada, pois nosso adubo ainda estava em processo de produção. No dia de plantar as sementes conhecemos uma história cantada e uma dramatização realizada com todas as turmas ( sempre cada uma em seu devido horário) para que pudessem lembrar o processo de crescimento da planta e o que era necessário fazer para que elas crescessem fortes e saudáveis.
Enquanto as sementes cresciam o cuidado era diário, com muita dedicação de vários funcionário da escola.
Para abrilhantar então os canteiros, decidimos então fazer uma decoração com pneus que também protegeria da invasão de animais maiores. Os pais muito prestativos, ajudaram na arrecadação do material reciclado facilitando a rapidez na execução da atividade. Com isso os maiores puderam explorar a higiene na produção dos alimentos, conhecendo os riscos das doenças caso haja o contato dos animais com as plantas. Puderam também perceber a razão de lavarmos os alimentos antes de ingerir. Com os questionamentos dos alunos sobre se as garrafas não irão degradar com a chuva, falamos um pouco sobre reciclagem e durabilidade dos materiais, fazendo experiências em sala mostrando a resistência de determinados materiais.
O trabalho envolvendo os elementos que compõe a horta e a nossa natureza, visando compreender melhor como se dá o desenvolvimento da planta, foi muito bom em especial a participação dos alunos do BI e alunos com autismo, que mostraram muita satisfação ao entrar em contato com materiais diversos.
Realizamos um mural utilizando folhas e gramíneas onde os alunos coletaram, os maiores analisaram cores, tamanhos, formas e texturas, enquanto os demais buscaram sentir. Um dos alunos que possui autismo mostrou-se muito entusiasmado com o momentos, apesar de algumas texturas ele haver se retraído demonstrando incomodação com o elemento em si.
A visita da nutricionista é constante na escola, sendo que é esta que prepara os cardápios e supervisiona a alimentação das crianças. As conversas foram bem significativas e de vital importância para a compreensão de diversos aspectos
As culinárias fizeram muito sucesso! Foi incluso um desafio chamado corrida saudável, que para cada alimento novo experimentado no dia, fosse fruta, verdura ou legumes, os alunos ganhavam uma nova cor em sua tabela e aqueles que chegassem ao final primeiro seriam os vencedores. O espírito de uma bela competição saudável entrou nos alunos de tal forma, que muitos deles que eram muito resistentes a experimentar novos alimentos, começaram aos poucos a introduzir uma maior variedade em seus pratos e foi incrível ver o esforço.
A culminância contou com a exposição da horta e dos trabalhos feitos em uma grande feira de ciências que encantou a todas na comunidade escolar

Adequação das propostas; Alunos com Autismo e TDAH- trabalhos sensoriais e contato direto com o  plantio, imagens, apresentação de rotina antes das atividades, acompanhamento de uma psicóloga e psicopedagoga da escola que participou ativamente das atividades auxiliando no processo de estimulação e interação dos alunos.

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