sexta-feira, 25 de agosto de 2017

E falando sobre o ar...

      Você que ministra aulas de ciências/ biologia, aplica com seus alunos aulas práticas?
      Isso torna o ensino mais interessante, e desperta neles o desejo do saber, o interesse em aprender.      
   Hoje, fala-se tanto em consciência ecológica e preservação, mas, para que isso aconteça precisamos ter conhecimento sobre os recursos naturais que nos cercam, assim como na proposta da campanha da fraternidade 2016 e 2017 "Conhecer para preservar".
      E aí vai algumas aulas práticas sobre o ar. Confira!

      1- O ar ocupa espaço

Materiais: 

  • 1 copo seco
  • Um lenço de papel
  • Uma bacia com água
Procedimento:
      Prenda o lenço de papel no fundo do copo seco. Logo após, mergulhe o copo de boca para baixo no recipiente com água.
      Mostre aos alunos que o lenço saiu seco.

Conclusão:
       Sabe-se que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Neste caso os dois corpos são a água e o ar. O fato de o ar estar ali ocupando espaço, não permitiu que a água tocasse o papel.

      2- O ar exerce pressão

Materiais:
  • 1 ovo cozido
  • 1 garrafa preferência de vidro, com espaço para apoiar o ovo sob o gargalo
  • Fogo (isqueiro ou fósforo)
  • Um pedaço grande de algodão
Procedimento:
      Coloque fogo no algodão, se necessário umedeça-o com álcool, jogue dentro da garrafa, no mesmo instante tampe a garrafa com o ovo cozido.
       Mostre aos alunos o que aconteceu.

Conclusão:
      Como o ar que estava dentro da garrafa esquentou, aumentando assim a pressão. Na medida o ar da garrafa "escapa" e o fogo apaga, a pressão interna diminui e a externa aumenta, empurrando então o ovo para dentro, pois a pressão dentro da garrafa torna-se menor que a pressão atmosférica.

      3- O ar poluído

Materiais:
  • Filtro de papel
  • Grampeador
  • Palito de churrasoco
  • Pequena lista dos lugares que serão avaliados
Procedimento:
      Fixe com o auxílio de um grampeador o filtro de papel em um palito de churrasco. Crave o palito no chão nas áreas a serem avaliadas (um filtro por área/bairro). Deixe por 1 dia. (Antes de realizar a atividade, não esqueça de conferir se o tempo irá ajudar, se não irá chover, etc). Recolha e observe as características dos materiais ali fixados, como cor, cheiro enfim. 
    Uma sugestão: No inverno deixe em ao menos um local onde haja chaminés para que os alunos notem as diferenças com os demais locais, concientizando-se desta forma sobre os impactos causados por essa atividade.

Conclusão:
      Faça com os alunos as considerações finais a respeito da qualidade do ar do entorno, e peça que confeccionem cartazes onde realizem de forma criativa uma campanha de proteção ao ar, utilizando desenhos e frases criados pelo grande grupo.

Observações- Não esqueça que para que a aula seja completa, você deve levar questões para introduzir em aula, não apenas para saber o conhecimento que eles já possuem, mas também para melhorar a participação do aluno em aula e instigar a busca por novas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário