Você que ministra aulas de ciências/ biologia, aplica com seus alunos aulas práticas?
Isso torna o ensino mais interessante, e desperta neles o desejo do saber, o interesse em aprender. Hoje, fala-se tanto em consciência ecológica e preservação, mas, para que isso aconteça precisamos ter conhecimento sobre os recursos naturais que nos cercam, assim como na proposta da campanha da fraternidade 2016 e 2017 "Conhecer para preservar".
E aí vai algumas aulas práticas sobre o ar. Confira!
1- O ar ocupa espaço
Materiais:
E aí vai algumas aulas práticas sobre o ar. Confira!
1- O ar ocupa espaço
Materiais:
- 1 copo seco
- Um lenço de papel
- Uma bacia com água
Procedimento:
Prenda o lenço de papel no fundo do copo seco. Logo após, mergulhe o copo de boca para baixo no recipiente com água.
Mostre aos alunos que o lenço saiu seco.
Conclusão:
Sabe-se que dois corpos não ocupam o mesmo espaço. Neste caso os dois corpos são a água e o ar. O fato de o ar estar ali ocupando espaço, não permitiu que a água tocasse o papel.
2- O ar exerce pressão
Materiais:
- 1 ovo cozido
- 1 garrafa preferência de vidro, com espaço para apoiar o ovo sob o gargalo
- Fogo (isqueiro ou fósforo)
- Um pedaço grande de algodão
Procedimento:
Coloque fogo no algodão, se necessário umedeça-o com álcool, jogue dentro da garrafa, no mesmo instante tampe a garrafa com o ovo cozido.
Mostre aos alunos o que aconteceu.
Conclusão:
Como o ar que estava dentro da garrafa esquentou, aumentando assim a pressão. Na medida o ar da garrafa "escapa" e o fogo apaga, a pressão interna diminui e a externa aumenta, empurrando então o ovo para dentro, pois a pressão dentro da garrafa torna-se menor que a pressão atmosférica.
3- O ar poluído
Materiais:
- Filtro de papel
- Grampeador
- Palito de churrasoco
- Pequena lista dos lugares que serão avaliados
Procedimento:
Fixe com o auxílio de um grampeador o filtro de papel em um palito de churrasco. Crave o palito no chão nas áreas a serem avaliadas (um filtro por área/bairro). Deixe por 1 dia. (Antes de realizar a atividade, não esqueça de conferir se o tempo irá ajudar, se não irá chover, etc). Recolha e observe as características dos materiais ali fixados, como cor, cheiro enfim.
Uma sugestão: No inverno deixe em ao menos um local onde haja chaminés para que os alunos notem as diferenças com os demais locais, concientizando-se desta forma sobre os impactos causados por essa atividade.
Conclusão:
Faça com os alunos as considerações finais a respeito da qualidade do ar do entorno, e peça que confeccionem cartazes onde realizem de forma criativa uma campanha de proteção ao ar, utilizando desenhos e frases criados pelo grande grupo.
Observações- Não esqueça que para que a aula seja completa, você deve levar questões para introduzir em aula, não apenas para saber o conhecimento que eles já possuem, mas também para melhorar a participação do aluno em aula e instigar a busca por novas informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário