quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Alfabetização científica começa na infância

Muitas pessoas acreditam que pouco se trabalha na educação infantil, o que é um grande equívoco.
Quem trabalha na área, sabe que na educação infantil, as crianças estão em uma faixa etária cuja as experiências positivas são cruciais para seu desenvolvimento, afinal, sabe-se que, tudo que ela vivenciar influenciará na vida adulta, seja esta experiência ruim ou boa, acarretarão em consequências futuras e influenciarão no seu modo de agir.
Outro aspecto positivo, é que quando ensinamos a criança, aquele conhecimento também é levado para casa, onde muitos poderão ser influenciados.
Vendo isto, devemos valorizar a alfabetização e letramento científico com início na educação infantil, pois proporcionará uma maior familiaridade com os temas que serão estudados durante a educação básica, permitirão um maior aprofundamento, aumentará seu interesse e curiosidade por investigar e questionar fatos que ocorrem no seu dia a dia e consequentemente irá potencializar seu pensamento crítico, habilidade de argumentação e preocupação com as consequências de suas atitudes e ainda poderão influenciar familiares e pessoas ao seu redor.

Mas o que é alfabetização e letramento científico?




Letramento científico é capacidade de empregar o conhecimento científico para identificar questões, adquirir novos conhecimentos e a alfabetização científica é o processo que se dá até chegar ao letramento. Nesse processo o indivíduo tem conhecimento de conceitos porém ainda não sabe a sua aplicabilidade.

No esquema acima exemplifiquei esse processo em 3 etapas:

1. Experimentação: Podendo ser ela demonstrativa ou investigativa. Nesta etapa, surgem hipóteses, problematizações, contato concreto com o conteúdo e debates.

2. Aprendizagem- Compreendendo o conteúdo o aluno consegue perceber a aplicabilidade deste, na sua vida diária.

3. Mudança de comportamento: Vou exemplificar este processo com um conteúdo como a poluição.

Após trabalhar com imagens, experiências demonstrativas, visitas a lixões, observar os malefícios da poluição para nós e para o meio ambiente, descobrimos maneiras de evitar que esta poluição aumente, então mudamos nossas atitudes por atos mais sustentáveis como o reaproveitamento, a reciclagem, não queimar lixo, enfim... Faremos de tudo para evitar o aumento deste mal.

Este é um dos exemplos da mudança de comportamento através da compreensão e aplicação do conteúdo estudado.

As atividades práticas aliadas com conteúdos teóricos são um importante recurso didático, pois permitirá que os alunos tenham uma maior compreensão das definições e do conteúdo que, até então, é abstrato para eles.

As experiências também motivam e prendem a atenção dos alunos e tornam a sua aula mais divertida e prazerosa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário