Sabe-se que o ensino a distância ocorre desde meados de 1840, nesta época era conhecido por ensino por correspondências e era baseado em um aprendizado bastante tradicional, ou seja, unidirecional.
No Brasil o ensino por correspondência no campo da educação técnica e da engenharia ocorreu em meados de 1900.
Com o tempo os métodos de ensino foram mudando e professores se adaptando e se aprimorando conforme as necessidades dos alunos, e no EaD não foi diferente.
O ensino a distância possibilita/possibilitou o acesso a educação a todos que desejam aprender em qualquer hora e lugar, adequando-se aos horários na rotina de cada indivíduo.
As tecnologias foram começando a ser introduzidas como ferramenta de ensino, não apenas no ensino presencial, mas também, no ensino a distância.
Alguns exemplos dessa evolução foram a introdução de materiais impressos, ensino por radiofusão (aulas distribuídas por rádio), teleducação (EaD pela televisão), ensino por TV/Vídeo (aulas gravadas e materiais impressos), comunicação audiográficas e teleconferências e a mais atual que é a a aprendizagem mediada pelo computador.
A atual pandemia mostrou um grande despreparo para este modelo de ensino, mas sabemos que este não será o único cenário catastrófico que pode ocorrer, temos que estar preparados e conhecer as tecnologias para podermos usá-las a nosso favor.
Todo professor em formação deve desenvolver habilidades para o uso de tecnologias digitais em processos de comunicação, e ter a oportunidade de refletir sobre a possibilidade de integrá-las em sua sala virtual, como forma de favorecer a aprendizagem.
O professor que deseja aprimorar suas
competências e metodologias de ensino, precisa estar em permanente aprendizado, autorreflexão e atento as necessidades de seus educandos.
Partindo da reflexão acima, apresento algumas abordagens de ensino virtual que considero muito relevantes e que mostram as mudanças deste modelo de ensino apresentadas por alguns autores:
1.Abordagem broadcast:
Fonte da imagem: Valente (1999b, p. 2)
O que significa Broadcast?
Broadcasting é um método de transferência de mensagem para todos os receptores simultaneamente. Nesta abordagem, não haverá
interação entre formador e aprendiz..
2.Abordagem escola virtual
Não é tão diferente da abordagem citada acima.
A versão virtual da escola tradicional constitui ainda em um ensino unidirecional, onde o professor é o detentor do saber e o aluno um simples receptor:
Fonte da imagem: https://slideplayer.com.br/slide/1597826/
3. Abordagem Estar Junto
Virtual
Fonte da imagem: http://www.resultadoenade.com/veja-novas-metodologias-e-modelos-de-avaliacao-na-educacao-superior/
Esta abordagem envolve comunicação ativa igualando-se a uma sala de aula onde há debates, trocas de experiências, perguntas, enfim, o aluno é ativo em seu processo de ensino-aprendizado.
Este é um modelo multidirecional de ensino, e certamente o mais eficaz.
Sabemos que foi uma longa jornada até esta concepção ser aceita e houve diversas abordagens dentro da mediação pelo computador até conseguir uma metologia virtual cujo o aluno fosse ativo.
E você,
Se professor- Qual abordagem costuma utilizar?
Se estudante EaD- Qual abordagem lhe foi apresentada?
Qual você considera mais eficaz e por quê?
Muito bom. Informações bastante relevantes para o momento atual.
ResponderExcluirÉ essencial que o EaD, especialmente a nível superios ofereça mais metodologias ativas, e possibilite formas de interação entre professor e alunos. A interação é fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
Exatamente 👏👏👏
Excluir